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O que é Disciplina Positiva

Foto do escritor: Larissa MachadoLarissa Machado

DISCIPLINA POSITIVA – Construindo Relações Respeitosas


A disciplina positiva é uma abordagem baseada no respeito e dignidade da criança. Os seus pressupostos estão calcados na crença primordial de que quando a criança se sente melhor está mais apta a cooperar e a agir melhor. Toda criança é um ser social. Nos contextos em que vive e está inserida é que vai aprendendo e se desenvolvendo. Se as famílias e escolas prezam pela obediência cega ao adulto, recorrendo a ameaças, punições e recompensas, reguladores externos a criança, ela vai crescer aprendendo a se relacionar com os outros a partir desse modelo. É mais do que comprovado que dá resultado e em curtíssimo prazo. As crianças que ficam de castigo e são constantemente premiadas ou punidas obedecem - pelo medo, culpa ou recompensa.


O que essa forma de educar não possibilita é a mudança por regulação interna, que é fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando. Para desenvolver essa atitude é preciso investimento em longo prazo. Quando a criança tem a oportunidade de, durante a vida, aprender com os seus erros ela está além de obedecendo, construindo habilidades e competências essenciais para uma vida plena e realizada. Em vez de levar uma bronca, ficar de castigo ou ser obrigada a pedir desculpas imediatamente e de forma arbitrária, a criança pode encontrar oportunidades de: ter seus sentimentos reconhecidos e nomeados; acalmar-se; conversar para olhar e entender porque agiu da forma que agiu; ouvir as consequências das suas ações para o outro, o que este sentiu e pensou diante do que ela fez; e, finalmente, sugerir como pode se retratar e reparar os danos causados.


A disciplina positiva é baseada nos livros da série escritos pela Dra. Jane Nelsen e diversos co-autores (Lynn Lott, Cheryl Erwin, entre outros) e fundamentada no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs que tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes a tornarem-se responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos internos para solucionarem problemas por toda a vida. Tem como proposta ajudar pais e professores a repensarem seus modelos educativos, respeitando profundamente as suas histórias familiares, considerando a vulnerabilidade de todo ser humano e aceitação de que ninguém é perfeito. A partir das vivências propostas nos cursos e workshops os participantes podem tomar consciências dos seus padrões de educação, aprender a olhar os seus próprios comportamentos e resignificá-los. A partir disso podem também aprender a olhar para a criança de outra perspectiva e a usar as mais de 50 ferramentas práticas, que vão muito além das punições e recompensas, ajudando-a a desenvolverem autodisciplina, responsabilidade, empatia, cooperação e capacidade de resolver problemas de forma respeitosa. Valiosas habilidades de vida para desenvolver um bom caráter – característica que desejamos ver muito mais presente nas gerações futuras.

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