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O livro como brinquedo

Foto do escritor: Larissa MachadoLarissa Machado

Texto Publicado no Jornal da Tempo de Criança -2001

Larissa Machado de Souza Barroso

Diretora da Tempo Centro de Estudos

Vice Diretora Pedagógica da Escola Tempo de Criança,

*Pedagoga – graduada pela Universidade Católica de Salvador, Pós graduada em Psicologia Escolar e da Aprendizagem PUC-Campinas, Mestra em Educação Unicamp.



Segundo as Educadoras, criar o hábito de leitura de forma prazerosa sempre foi um desafio para pais e educadores. Muitas vezes a determinação de ler, pelo menos um livro por semestre para responder a uma avaliação e obter uma nota, acaba tornando o livro um fardo na vida dos estudantes. A leitura conseqüentemente, passa a ser assustadora e desde cedo, entra no inconsciente como uma obrigação.


Na Tempo de Criança essa realidade é bem diferente, através de uma metodologia adequada a leitura se torna, para as crianças e pré adolescentes, sinônimo de prazer.

Segundo Larissa, a criança quando estimulada desde pequena a ter contato com os livros de forma espontânea e descobre livremente o prazer de ouvir histórias, tende a lidar com a leitura mais como um lazer. A criança vê no livro a possibilidade de conhecer, fantasiar, imaginar, criar... Através da Literatura, a criança se aproxima ainda mais da leitura, passando a ser um ato prazeroso para o jovem estudante. O clima tranquilo de diversão, faz com que as crianças se sintam mais seguras no momento de se expor, e este é um grande incentivo para que elas se expressem. A criança é o centro das atenções quando conta a estória para os coleguinhas e desta forma, trabalha-se também a sua autoestima.

Baseado nesses princípios a Escola desenvolve um projeto permanente intitulado de “Roda da Leitura”, que envolve crianças de 2 à 6 anos de idade. Uma vez por semana as crianças visitam o Espaço Cultural da Escola, entram em contato com diferentes livros e escolhem espontaneamente o livro que desejam levar para casa.


Larissa explica como é o despertar do prazer e bem estar provocado pela arte literária. “As patas do lobo, o rifle dos caçadores, os doces da mamãe, a touca da vovozinha”, faz com que a criança viaje no mundo mágico e ou real da Literatura Infantil, em que a emoção explode, suscitando grandes e maravilhosas descobertas a respeito do mundo e da vida!

A participação da família neste processo é muito importante. Os pais podem ser grandes estimuladores do hábito da leitura. Ao ler jornais, revistas, livros em casa e demonstrar prazer nessa atividade, estão passando mensagens positivas para seus filhos. Ler histórias para eles ou ouvir as histórias criadas pelas crianças consistem em ricas oportunidades de estímulo a leitura. Assim como na Escola inserimos o livro num ambiente de descontração, tornando a leitura prazerosa, sem com isso, tirar das crianças o espaço para que vivenciem outras brincadeiras, em casa, no contexto familiar essa vivência é possível e de fundamental relevância.


No projeto Roda de Leitura, por exemplo, o aluno que leva o livro para casa pode e deve contar com a colaboração dos pais, lendo a estória para ele e o ajudando a montar cartazes, confeccionar fantoches, desenhar partes da história, e o que mais a imaginação mandar. Na Roda da Leitura a criança contará para os colegas a estória que viu, ouviu, sentiu e imaginou...

Este clima de cooperação entre pais e filhos, se torna momento inesquecível que o tempo não apagará.

Larissa afirma que encaminhando desta forma, certamente ajudaremos a transformar os pequenos de hoje, em grandes leitores do amanhã!


Mundo da leitura x leitura de mundo

Segundo Larissa, nos últimos anos, tem aumentado o número de instituições de ensino que vem trabalhando a leitura e escrita em uma perspectiva lúdica. A metodologia foi implantada a partir das reflexões levantadas pelos estudos científicos realizados por Emília Ferreiro, educadora e pesquisadora Argentina, que se baseou na teoria epistemológica de Piaget. Na sua obra “Psicogênese da Língua Escrita”, mostra como a criança constrói diferentes hipóteses acerca do sistema de leitura e escrita, antes de chegar a compreender a base do sistema alfabético. A criança está elaborando hipóteses acerca da escrita antes mesmo do “período de alfabetização”, por estar em contato frequente com textos, jornais, revistas, outdoors, ou seja com o mundo letrado. As instituições educacionais conhecendo esses estudos começaram a considerar essas hipóteses para estimular a criança a escrever e ler sem medo, e ajudá-la a avançar nas suas elaborações. Se a criança tem a sua leitura de mundo, por que não conhecê-la e trazê-la para o ambiente escolar? Reflete Larissa.

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