Você já pesou o quanto que a sua atitude no trânsito ou no estacionamento da escola ensina sobre você e sobre valores para o seu filho?
Eles estão ali sentados na cadeira no banco de trás ou ao seu lado no banco do carona observando e registrando o que se passa ao seu redor e principalmente o que se passa com você, que é e deve ser a maior referência para ele.
Já parou para refletir sobre que você esta ensinando?
Você estaciona na vaga de trás, quando tem uma vaga livre na frente só para ninguém lhe prender porque está com pressa?
Você estaciona na rua prendendo os carros nas vagas por que não achou vaga perto? Você para em cima da faixa de pedestre?
Você desconsidera o pedido dos porteiros para que não parem nesses lugares inadequados?
Você buzina insistentemente por que o trânsito está mais lento na porta da escola onde os pais têm que deixar os seus filhos e você o seu?
Você bate boca e ofende pais de outras crianças da escola de seu filho por que eles o desagradaram?
Você pensa que seus motivos são mais importantes do que o dos outros e isso lhe dar o direito de agir segundo a sua necessidade?
Você se desculpa e se preocupa em dar uma satisfação quando prejudicou alguém com a sua atitude?
Todas essas questões colocadas aqui são situações que, infelizmente, fazem parte da rotina do estacionamento das escolas, entre pais com seus filhos ao lado, dentro ou fora do carro. Não tenham dúvidas que seus filhos estão lhe observando e aprendendo sobre você, sobre as regras, sobre os outros e sobre si mesmos com essas experiências diárias. Estão tendo modelos de como reagir quando algo nos desagrada, como tratar o outro quando discordamos, como ser ou não empáticos, se devemos ou não respeitar as regras independente da situação individual, como devemos nos portar quando erramos ou não agimos de forma correta. Tudo isso é aprendido por eles apenas estando ao seu lado todos os dias no estacionamento da escola, no trânsito e em todos os outros momentos em que estão juntos.
Valores não se constroem por discursos ou lições de moral. Nada adianta pregarmos respeito, empatia, educação se nossas ações revelam individualismo, desrespeito, falta de educação. Valores se constroem pelo exemplo e pelas vivências cotidianas. Reflitam sobre os seus exemplos e fiquem atentos ao que suas atitudes estão ensinando aos seus filhos.
Vamos fazer do trânsito e dos estacionamentos também uma escola, um lugar de convivência respeitosa, empática e civilizada.