Temas e palestras - Projeto Plantando Sementes
Esse é o projeto "Plantando Sementes" que tem como propósito de fomentar a reflexão, favorecer a escuta e o diálogo de crenças e sentimentos, partilhar conhecimento teórico e ser uma rede de apoio para famílias e escolas que buscam se reinventar para educar a criança e jovem do séc. XXI. Formando os adultos que lidam diretamente com as novas gerações, fortalecendo e apoiando o seu fazer educativo,estamos possibilitando que se sintam mais seguros e competentes, e estejam mais aptos a intervir de maneira consciente e consistente, favorecendo a colheita de características e habilidades de vida nos adultos de amanhã.
Os temas aqui propostos foram pensados a partir da solicitação direta de escolas, da observação e da escuta das demandas de professores e famílias no cotexto escolar e da clínica. Os campos teóricos que fundamentam os trabalhos são: construtivismo, sóciointeracionismo, psicanálise teorias relacionais, disciplina positiva e a comunicação não violenta.
![jerry-wang-jfnUC7s3iuw-unsplash.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_1edcacb32fbd4d86bcc97f414c4c915b~mv2.jpg/v1/fill/w_313,h_176,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/jerry-wang-jfnUC7s3iuw-unsplash.jpg)
Adaptação Escolar
Pretende-se discutir sobre esse processo que tanto mexe com as famílias e as escolas. Refletiremos sobre o que vivencia a criança, a família e os professores no momento da adaptação escolar, os sentimentos e preocupações que podem emergir em cada um dos envolvidos. E apresentaremos diversas estratégias para que pais e professores facilitem esse processo para si mesmos, e consequentemente, para as crianças.
![3556378.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_7d5bd50fcd81482184dcc2ef92873c22~mv2.jpg/v1/fill/w_208,h_208,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/3556378.jpg)
Inclusão escolar: se o seu olhar muda, tudo muda.
Pretende-se discutir sobre o conceito de educação inclusiva, o que muda na concepção de educação e no olhar de todos os envolvidos. Como implementar na escola um ambiente que respeita e valoriza a diversidade. Ações necessárias por parte da escola, da família e da equipe de profissionais especialistas. Um trabalho conjunto e interdisciplinar. O conceito de cooperação na prática cotidiana da escola.
![146563-OTNJB1-417.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_91cefac1738f4afdb3fcda712ad60acc~mv2.jpg/v1/fill/w_312,h_208,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/146563-OTNJB1-417.jpg)
Sou professor: o que me desafia, inspira e fascina?
Palestra motivacional para professores e corpo técnico sobre o lugar do professor na contemporaneidade, os desafios e encantamentos da profissão. Pretende-se levar
o educador a refletir sobre sua escolha profissional, sobre as dificuldades atuais e o que o faz permanecer e insistir nesse caminho. O valor do professor!
![29536.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_1f22c9aa15db40f3b52bc3feb5c36c44~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_2,w_5520,h_3680/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/29536.jpg)
Espelho meu... O comportamento do adulto e o desenvolvimento da moralidade infantil
Discutiremos o desenvolvimento da moralidade infantil, etapas e variáveis importantes para a construção da autonomia e qual o papel dos pais/ professor nesse desenvolvimento. Vamos refletir sobre a ideia de que o adulto sempre está atuando em relação a moral, muitas vezes sem ter consciência do que suas intervenções estão favorecendo. Busca-se sensibilizar pais/professores para a necessidade de pensar e implementar ações que oportunizem a construção de um ambiente familiar/escolar sociomoral.
![O68Z3N0.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_2b0843cbfa7d42d2a5b7d97043be1af1~mv2.jpg/v1/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/O68Z3N0.jpg)
A construção de um ambiente escolar cooperativo
Refletiremos sobre os princípios de uma gestão cooperativa de sala de aula e a implementação de um ambiente fundamentado no respeito mútuo. Estratégias práticas
para dar voz aos alunos: construção de rotina de sala, elaboração de combinados,
metodologias ativas. O professor como coordenador do trabalho e os alunos como participantes efetivos do seu processo de aprendizagem.
![3556303.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_63a606d7fe7d41d39b427392e266f34e~mv2.jpg/v1/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/3556303.jpg)
A sala de aula e as habilidades socioemocionais
Discutiremos sobre a nova BNCC e as 10 competências gerais, o que são habilidades socioemocionais, conceito e principais programas. Como desenvolver, no cotidiano escolar, a partir das próprias vivências das crianças, essas habilidades. A educação emocional, a mediação de conflitos e a cooperação em sala de aula.
![3631869.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_f31beb13e06147a1bd17892299aac475~mv2.jpg/v1/crop/x_16,y_0,w_4896,h_3264/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/3631869.jpg)
Família e escola: uma parceria necessária na educação de crianças e jovens.
Refletiremos sobre os critérios dos pais para a escolha da escola do filho. Como os valores e concepções precisam estar alinhados para a parceria dar certo. Definir o papel de cada instância e como é imprescindível que cada uma assuma o seu. O que acontece quando alguma instância negligência sua responsabilidade, e os impactos na criança. Formas dessa parceria dar certo: diálogo, transparência e confiança.
![2688207.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_918281e9038a4eeda1a61525224b9174~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_747,w_4480,h_2987/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/2688207.jpg)
Por que meus filhos não me escutam? O poder da comunicação assertiva
Discutiremos o papel da comunicação nas relações humanas e seus impactos nos comportamentos. Como os pais e professores muitas vezes provocam comportamentos inadequados pela maneira que se dirigem e tratam as crianças. Como entender a necessidade por trás do comportamento inadequado para intervir na direção do que as crianças precisam e não do que elas desejam, usando técnicas que favoreçam o diálogo e o sentimento de aceitação e importância entre as pessoas.
![2743.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_901cba74d9ad430ba8afc54d75922b0e~mv2.jpg/v1/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/2743.jpg)
Como estabelecer limites? Novas possibilidades...
Iremos provocar uma reflexão sobre os modelos disciplinares mais usados: castigos, ameaças, punições e recompensas e as suas implicações na educação das crianças e jovens contemporâneos. Apontaremos novas possibilidades e caminhos mais favoráveis à formação das habilidades de vida para o seculo XXI (autonomia, cooperação, empatia, responsabilidade...)
![301249-P7HMHV-514.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_f408330683134173b5142a151de7f977~mv2.jpg/v1/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/301249-P7HMHV-514.jpg)
Rotina: qual a melhor maneira de implementar e conduzir no dia a dia?
Discutiremos o papel e a relevância da rotina para o desenvolvimento e estruturação emocional das crianças e adolescentes. Apresentaremos formas construtivas de implementar e acompanhar a rotina para que seja funcional e efetiva na organização das atividades diárias, e favoreça a construção da responsabilidade, cooperação e autonomia.
![614915-PNJJUL-812.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_1bf4e1ba88d9411db51630cdd0573caf~mv2.jpg/v1/crop/x_313,y_0,w_7368,h_4912/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/614915-PNJJUL-812.jpg)
Sexualidade na infância: o que é e como lidar?
Discutiremos o que é a sexualidade na infância, o desenvolvimento da sexualidade infantil e o papel do professor/pais nesse desenvolvimento. Vamos refletir sobre as questões que as crianças dirigem aos adultos sobre esse tema e como estes podem lidar com elas de maneira construtiva, refletindo sobre tabus e pré-conceitos e revendo paradigmas educativos.
![569612-PLF1YH-330.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_717f8566a6774b33961f5dfa6efa935e~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_3,w_7360,h_4907/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/569612-PLF1YH-330.jpg)
Educar filhos de pais separados: desafios e orientações
Discutiremos sobre os impactos da separação do casal, nos pais, na criança e adolescentes; formas de acolher e lidar com as dores dos envolvidos nessa experiência; e como os pais separados podem construir um caminho positivo na educação dos filhos.
![mckaela-lee-grhjIuEAb_0-unsplash.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_aa1fb82eb80b48c78101a0969fcd64be~mv2.jpg/v1/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/mckaela-lee-grhjIuEAb_0-unsplash.jpg)
Educar filhos na era digital: desafios e possibilidades
Discutiremos as relações humanas na era digital, quais mudanças e impactos. Como os pais são modelos do que criticam nos filhos e como mudar esse cenário. A tecnologia é vilã ou vilã é a negligência parental? Como ajudar crianças e adolescentes a usar os eletrônicos como uma ferramenta e não como um vício, construindo acordos com direitos e responsabilidades.
![3599263.jpg](https://static.wixstatic.com/media/1f0ff7_5b6ec615d3ba4512806304ffcb89a494~mv2.jpg/v1/fill/w_309,h_206,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/3599263.jpg)
Educar de forma firme e gentil.
Provocaremos uma reflexão sobre os diferentes modelos parentais, favorecendo a tomada
de consciência dos estilos que cada família tem mais familiaridade. Discutiremos os diferentes
impactos que cada modelo possivelmente causa na educação das crianças e apresentaremos a forma firme e gentil como favorável a formação de habilidades socioemocionais,
considerando a importância dos limites claros e consistentes, estabelecidos numa atmosfera derespeito mútuo e conexão.