CURRÍCULO
Certificação pela Positive Discipline Association
Educadora Parental em Disciplina Positiva
Educadora de sala de aula em Disciplina Positiva
Educadora para a Primeira Infância em Disciplina Positiva
Consultor em Encorajamento
Membro da Associação de Disciplina Positiva Brasil e Positive Discipline Association
Mestrado
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Mestre em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação – 2000
Titulo da dissertação: “As idéias das crianças e adolescentes sobre seus direitos: um estudo evolutivo à luz da teoria piagetiana.”
Orientador: Profª Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis
Laboratório de Psicologia Genética – UNICAMP / Campinas/SP
Especialização
Universidade Jorge Amado – UNIJORGE.
Especialização em Saúde na Infância: dificuldades, perturbações e psicopatologias. - 2009
Título da monografia “A compreensão das crianças sobre a inclusão escolar.”
Orientador: Prof. Sérgio Trad
Salvador / Ba
Fundação para o Desenvolvimento das Ciências, CETIS (Centro de Estudos e Terapias integradas de Salvador) e SEDES SAPIENSE- SP
Especialização em Psicopedagogia – 2004.
Título da monografia “Os múltiplos olhares no encontro psicopedagógico.”
Orientador: Profª Dra. Eloísa Quadro Fagali
Salvador/BA
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
Especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem – 1997
Campinas/SP
Formação Psicanalítica
Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ e Núcleo Psicanalítico de Salvador
- Curso de Psicoterapia Psicanalítica. Em andamento.
Membro do Núcleo psicanalítico de Salvador
ONG – Instituto Viva Infância
- Curso: Prática Clínica com Crianças. Aula teórica. 80 horas.
Atendimento clínico semanal psicanalítico/psicopedagógico com crianças.
Supervisão clínica semanal de 1h e 30min. 2010 a 2018
- Psicanálise com Bebês. Curso: O bebê em situação de risco – 60 horas. 2009
Centro de Estudos Psicanalíticos de Salvador - CEPSSA
Curso: De Freud aos contemporâneos: história das ideias psicanalíticas.
30 horas – 2007
Extensão universitária
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Fundamentos Teóricos Piagetianos e Prática Pedagógica Construtivista no Ensino Fundamental.
240 horas – 1999.
Campinas/SP
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Fundamentos Teóricos Piagetianos e Prática Pedagógica Construtivista na Educação Infantil.
240 horas – 1997.
Campinas/SP
Graduação
Universidade Católica de Salvador - UCSAL
Curso de graduação em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional – 1993 a 1996
Salvador-BA
Experiência profissional
Escola Tempo de Criança – Desde 2001
- Vice-diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
- Coordenadora do Grupo de Estudos visando a formação continuada dos professores dessa instituição.
- Orientadora Educacional da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (desde 2004)
- Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental (2003)
- Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil – Substituição (Fevereiro a abril de 2001)
- Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – Substituição (Agosto a dezembro de 2001) Salvador/BA.
ONG – Instituto Viva Infância - desde 2010.
Membro do Instituto.
Atendimento clínico psicanálitico e psicopedagógico individual ou em grupo a bebês e crianças em situação de risco psíquico ou com dificuldades de aprendizagem.
Atendimento aos pais e as instituições que abrigam as crianças.
Faculdade São Bento – 2012 a 2016.
- Professora da Pós Graduação em Psicopedagogia Escolar e Institucional. Disciplinas: Teorias da Aprendizagem e Aprendizagem e os processos cognitivos, afetivos e sociais.
Clinica Bem Viver – 2011 a 2013
Atendimento clínico pesicopedagógico a crianças, adolescentes e adultos com dificuldade de aprendizagem. Apoio a escolas no processo de inclusão escolar.
Argumento Pós Graduação – 2010 a 2013
- Professora da Pós Graduação em Psicopedagogia Escolar e Clínica. Disciplinas: Aprendizagem e desenvolvimento na realidade escolar. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Intervenções psicopedagógicas II. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Com orientação dos trabalhos, todos na modaliade de peojeto de intervenção psicopedagógica.
ICLA Instituto do Conhecimento Latino Americano – Cruz das Almas (setembro a dezembro de 2009)
- Professora de Pós Graduação em Psicopedagogia. Disciplinas: Teoria da Aprendizagem. Psicologia do Desenvolvimento e Educação Inclusiva.
Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS – De 2006 a 2010
- Professora substituta concursada do Departamento de Educação – Disciplinas: Introdução à Educação; Psicologia da Educação; Psicologia da Educação I; Psicologia da Educação II; Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem; Psicanálise e Educação II.
- Professora Homenageada pela Turma do curso de Pedagogia séries Iniciais. 2009.
Faculdades Integradas Olga Mettig – De 2001 a 2006
FEBA – Faculdade de Educação da Bahia
- Professora de Graduação – Disciplinas: Psicologia Geral, Psicologia da Educação I, II e III.
FACTUR - Faculdade de Turismo da Bahia
- Professora de Graduação – Disciplinas: Psicologia Comunitária e Psicologia Aplicada ao Turismo.
- Professora responsável pela Oficina de desenvolvimento intra e interpessoal oferecido como disciplina optativa aos alunos do 1º e 2º ano do curso de Turismo. Carga horária: 20 horas.
Faculdade Livre da Terceira Idade
Professora da Disciplina: Psicologia das Relações Interpessoais
Salvador/ BA.
Tempo – Centro de Estudos – Desde 2001
- Sócia-diretora.
Coordenação de grupos de estudos, organização e promoção de oficinas, cursos e seminários voltados à formação continuada do educador. Assessoria pedagógica.
- Organizadora e Docente do Curso: A Relação Professor -Aluno e o Desenvolvimento da Moralidade Infantil”, com carga horária de 40 horas, setembro a junho de 2017. Salvador – BA.
- Organizadora e Docente do Curso: Educação Inclusiva: A construção de um novo olhar, com carga horária de 36 horas, setembro a novembro de 2006.
- Consultoria pedagógica ao Educandário Natureza e Escola Moranguinho no Município de Serrinha – Ba. (de 2004 a 2006)
- Docente do Curso “Construindo o papel do coordenador pedagógico da Educação Infantil” com carga horária de 80 horas, ministrada aos coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Educação de São Sebastião do Passe. Abril a Agosto de 2003.
- Docente do curso de extensão universitária em parceria com a UNEB “A Relação Professor -Aluno e o Desenvolvimento da Moralidade Infantil”, com carga horária de 40 horas, abril a julho de 2002. Salvador – BA.
- Docente da “Oficina Pedagógica de Alfabetização” com carga horária de 24 horas, ministrada aos professores do município de Porto de Sauípe. Agosto de 2002. Instituto de Hospitalidade – Bahia.
- Docente da Oficina “Estruturando a Rotina Diária” com carga horária de 08 horas, ministrada aos professores do município de Porto de Sauípe. Agosto de 2002. Instituto de Hospitalidade – Bahia.
- Promoção e organização dos cursos:
“O desenvolvimento da linguagem Infantil” – Dr. Camila Souza
“Distúrbios de aprendizagem” – Dr. Kátia Godinho
“Oficina de contação de histórias” – Patrícia Lane
“Escola para Todos – uma proposta inclusiva” – Mara Sartoretto
Rede Municipal de Educação de Indaiatuba - 2001
Docente do curso: “O Educador e a Moralidade Infantil numa Visão Construtivista” – Ministrado aos monitores e professores da rede, em um total de 75 horas. Indaiatuba - SP
LPG - Laboratório de Psicologia Genética - UNICAMP
De 1999 a 2000:
- Docente do Curso de Extensão Universitária – Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica na Educação Infantil - 240 horas. Campinas/SP.
- Docente do Curso de extensão universitária - Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica na Educação Infantil - 240 horas, na Rede Municipal de Educação de Itapira/SP.
- Pedagoga responsável pela implantação do PROEPRE: Programa de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, fundamentado na Teoria Construtivista Piagetiana, na Rede Municipal de Educação de Pedreira/SP.
- Pedagoga responsável pela supervisão pedagógica no mesmo município - 80 horas.
- Professora Assistente do curso: O Educador e a Moralidade Infantil Numa Perspectiva Construtivista I E II. 60 horas. Campinas / SP.
De 1997 a 2001:
Participação nas atividades referentes às pesquisas desenvolvidas no laboratório e organização de cursos, seminários e congressos oferecidos pelo grupo. Campinas / SP.